projetos

PROJETOS
PROJETOS grandes ideias realizadas através de projetos

 

PROJETOS ANUAIS

Os projetos desenvolvidos pela Escola Bosque têm como característica a inovação pedagógica e a organização articulada e contextualizada das informações.

Essa dinâmica favorece um ambiente propício à descoberta do prazer e cria um espaço compartilhado que serve de base para a criação e gestão do conhecimento (knowledge management).

Metodologia baseada na participação ativa e na dimensão sócio-afetiva, centrada no protagonismo, proporcionando experiências, atividades e ações que instigam e desenvolvem o espírito crítico e criativo.

Projeto Construir e Sustentar
O Projeto Construir e Sustentar foi concebido com o principal objetivo de conscientizar crianças, jovens e a comunidade da importância de cada indivíduo na busca do Desenvolvimento Sustentável. Visa inspirá-los a tomar iniciativas que somadas, levarão a mudanças maiores rumo à sustentabilidade, base estrutural do Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento do Projeto São apresentados vários temas de estudo, contextualizados com os conteúdos de cada série. São relacionados às grandes áreas determinadas: paz e valores humanos, meio ambiente, diversidade cultural, educação em patrimônio, desenvolvimento sustentável, saúde e nutrição, tecnologia e inovação.
PROJETOS CONTÍNUOS

Fazendo Arte – Mostra Cultural
Incentivo à descoberta de diversas formas de expressões artísticas pelo contato com diferentes técnicas e releitura de obras consagradas. Incorpora também conceitos de sustentabilidade, transformando de forma criativa objetos recicláveis.
O Mundo Mágico dos Livros e o Universo Cultural
É um projeto de incentivo à leitura que permite ao aluno perceber o mundo sob diversas perspectivas. Da fantasia à realidade, interpretando e compreendendo que a leitura é um processo interativo e prazeroso. Com a prática da leitura adquirem mais conhecimento e cultura.
Educação Tecnológica e Robótica Pedagógica
É um trabalho que tem em sua abordagem a criatividade, a inovação e a tecnologia. É incorporado a todos os conteúdos aplicados. A cada ano a desenvoltura e a capacidade de criação dos alunos são mais surpreendentes.
Educação Financeira e Empreendedorismo
É um projeto que tem como meta principal a formação de cidadãos conscientes e consumidores responsáveis. Prepara o aluno para ser protagonista de sua vida e para que ele aprenda a trabalhar de forma produtiva individualmente e em equipe, desenvolva a percepção do que ocorre ao seu redor, possibilitando o autoconhecimento, a convivência com o outro e a iniciativa para buscar novas oportunidades.
Jornada da Saúde, Nutrição e Qualidade de Vida
A “Jornada de Saúde, Nutrição e Qualidade de Vida” é uma ação pedagógica que tem como objetivo principal a formação integral de nossos alunos. As atividades acontecem simultaneamente para todos os alunos da escola, com propostas pertinentes a cada faixa etária. Por meio de palestras, brincadeiras, artes, música, vivências, aulas de culinária e degustações todos aprendem a importância de uma vida saudável. Abordamos diversos temas como saúde física e emocional, alimentação equilibrada, riscos do uso de substâncias psicoativas, sexualidade na adolescência, entre tantos outros.
Valores Humanos – Amor, consciência de si e do próximo
O trabalho que desenvolvemos conduz ao autoconhecimento e ao fortalecimento da autoestima. Estimula comportamentos assertivos, cooperativos e solidários. Por meio da interiorização de valores humanos, os alunos desenvolvem as habilidades necessárias para um bom convívio social, evitando dessa forma a ocorrência do bullying.
Educação para o Desenvolvimento Sustentável
A Educação é um processo dinâmico e deve estar em sintonia com as questões atuais e com a busca de soluções para enfrentar os grandes desafios que afligem a humanidade. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável vem como uma prioridade para a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes, pois:
  • Baseia-se em valores, princípios e práticas com o objetivo de incentivar mudanças de comportamento.
  • Melhora ainda mais a qualidade do ensino e incorpora objetivos mais amplos. Valores como justiça, retidão, tolerância e responsabilidade caminham lado a lado com a reflexão, a inovação e a autonomia para fazer frente às incertezas e solucionar problemas complexos.
  • Coloca em evidência a interdependência entre meio ambiente, economia, sociedade e diversidade cultural, pois todas as pessoas pertencem à grande família humana com um destino em comum.
Bullying – “A igualdade dentro da diversidade: O respeito a si próprio e ao outro”
Este projeto tem como objetivo desenvolver a busca pelo autoconhecimento, respeito ao outro e valorização da diversidade cultural, racial e social com vista a erradicação do bullying no convívio escolar.
Educação em Patrimônio e Herança Cultural
Todo indivíduo é herdeiro de uma coletividade e de uma cultura. Conhecer sua origem, sua família, seu país, proporciona ao ser humano as bases estruturais de sua personalidade. Reconhecer o passado do qual somos herdeiros nos dá a dimensão de nossa identidade cultural. A educação em Patrimônio enfatiza o aprendizado do processo cultural, despertando em cada um de nós o interesse em conhecer e atuar nas soluções de questões não apenas individuais, mas coletivas.
EVENTOS

Festa da Família
A família é sem dúvida a base para a construção de uma sociedade estruturada e equilibrada. A escola e a família formam uma parceria reforçada num dia especial, onde pais e filhos participaram juntos de várias atividades.
Feira de Ciências
A Feira de Ciências tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos estudantes. Apresenta de forma inovadora os resultados práticos dos projetos desenvolvidos pelos alunos e professores.