Escola Bosque participa do Grande Encontro da Educação

A Escola Bosque foi convidada a apresentar no evento "Grande Encontro da Educação 2017" os projetos desenvolvidos em Educação Tecnológica e Robótica Pedagógica.

O “Grande Encontro da Educação” é um evento anual que reúne cerca de 600 gestores (proprietários, diretores, coordenadores e mantenedores de escolas particulares) no Centro de Convenção Rebouças, localizado em Pinheiros, São Paulo/SP. A escola se apresentou no dia 28/08/2017.

Após a palestra da nossa diretora Silvia Scuracchio e coordenadora Fátima Costa, os alunos compartilharam alguns dos projetos realizados em sala de aula com o Professor de Tecnologia Fabiano Paludetti. Entenda mais sobre cada um deles, que tem abordagens STEM (Science, Technology, Engeneering and Mathematics), hands on e desenvolvem nos alunos uma série de habilidades e competências.

Coonheçam alguns exemplos de projetos desenvolvidos.

Educação Tecnológica – 2º ao 5º

Caminhão-Guincho – 2° ano

Neste projeto, o ponto de atenção está relacionado à comparação entre a força necessária para erguer uma carga com o guincho sem a caixa de redução e erguer a mesma carga com o guincho feito com a caixa de redução. São introduzidos conceitos de física e mecânica de forma lúdica e natural.

O Equilibrista - 3º ano

O objetivo deste projeto é investigar situações de equilíbrio por meio da construção e observar que nas montagens simétricas o ponto de apoio para o equilíbrio fica no centro geométrico.

De forma contextualizada os alunos observam imagens que envolvem noções de equilíbrio e discutem conceitos. Para entender na prática esta função, eles constroem um aparato com peças do kit e observam os fatores que determinam uma situação de equilíbrio.

Xícara Maluca - 4º ano

Com a montagem da xícara maluca os alunos compreendem as relações das engrenagens e velocidade de rotação, investigam e analisam quantas rotações as cadeiras davam a cada minuto e hora.

Grua Motorizada - 5º ano

Montagem feita com o objetivo de conhecer o desenvolvimento tecnológico destas máquinas, chamadas gruas ou guindastes, utilizadas para erguer ou deslocar cargas e volumes muito pesados.

O objetivo é que os alunos compreendam o mecanismo de alavancas e como como ele está diretamente relacionado ao funcionamento da grua.

Robótica Pedagógica – 6º ao 9°

A tecnologia eletrônica de ponta aplicada aos esportes já é uma realidade. Basta tomar como exemplo os grandes eventos esportivos e observar a quantidade de dispositivos automáticos disponíveis. Essas novidades podem incluir máquinas de treinamento virtual, softwares, aparelhos, calçados e roupas, ajudando atletas a tornar mais eficiente a habilidade natural de cada um. Além disso, técnicos e treinadores podem desfrutar de vários recursos tecnológicos, proporcionando melhor rendimento a seus atletas. Outra aplicação desses equipamentos eletrônicos auxiliam as arbitragens em possíveis dúvidas.

Neste projeto, os alunos construíram uma cesta contadora utilizadas nos jogos de basquete que contabiliza os pontos com o sensor de toque. Além disso, criaram novas soluções para que, com os sensores e a programação, pudessem diferenciar as cestas que valem 2 ou 3 pontos.

A robótica desenvolve a lógica de programação que se une aos conceitos aprendidos em mecânica, física e matemática. Com um trabalho sistematizado em grupo e uma aprendizagem colaborativa os alunos ampliam seu desenvolvimento socioemocional.

Apresentar uma pequena amostra desse trabalho foi uma experiência gratificante e enriquecedora!