O Trabalho por Projetos em uma Showcase School

19/04/2018
O Trabalho por Projetos em uma Showcase School

A Escola Bosque tem 47 anos de história, localizada na Zona Sul de  em São Paulo. A escola sempre prezou por promover um ambiente de aprendizado acolhedor, em que os estudantes fossem centro do processo.

Os anos se passaram e a Escola Bosque, liderada por Silvia Scuracchio, manteve-se aberta para às necessidades do século XXI. Além de ser uma escola associada ao PEA – UNESCO, O Programa de Escolas Associadas da UNESCO, é também uma Showcase Microsoft desde 2016.

A Escola Bosque tem um trabalho primoroso, que une sua preocupação socioambiental e a formação integral dos estudantes, incluindo as competências tecnológicas.

Fabiano Paludetti,  professor de tecnologia e robótica e coordenador de Tecnologia da Escola Bosque e também formador pela Redesenho Educacional, é um dos responsáveis por apoiar a escola no processo de desenvolvimento pedagógico envolvendo as tecnologias digitais.

No ano de 2017, o projeto pedagógico da instituição envolveu sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, presentes na agenda 2030 da ONU. O objetivo principal era criar uma agenda ambiental para a escola, com base nas ideias e percepções dos alunos sobre a realidade do contexto escolar.

O projeto iniciou com grupo de estudantes realizando uma revisão ambiental da escola, com o objetivo de  investigar problemas e propor soluções. Para isso, foi criado um plano de ação para resolver ou minimizar os impactos ambientais. Um dos recursos educacionais Microsoft utilizados para comunicar essas soluções foi o Minecraft (versão Educacional)

O professor Fabiano apoiou os estudantes na elaboração de uma réplica da escola dentro do Minecraft, de forma que os estudantes pudesse recriá-la já com as soluções propostas para resolver os impactos ambientais.

Além do uso do Minecraft, os alunos também realizaram atividades maker e STEM, envolvendo ideação e prototipação. Eles criaram uma solução para a reutilização da água por meio de uma cisterna vertical. Foram eles que fizeram todos os cálculos e projetaram um protótipo em pequena escala antes da construção da cisterna real. Para realizar essa atividade, o Paint 3D, recurso nativo do Windows 10, foi fundamental.

Ainda no Minecraft, os estudantes construíram uma cidade sustentável, consolidando todas as pesquisas que estavam realizando sobre o tema e deram vida ao projeto por meio da impressora a laser.

Alguns elementos de game design também fizeram parte das ações. Os alunos criaram um um jogo sobre ações sustentáveis usando os principais efeitos de Chroma Key.

Outros recursos Microsoft foram fundamentais ao longo do processo, pois facilitam a comunicação, o registro e documentação, como Sway, PowerPoint, OneNote e Word. Outros recursos, como o Excel, facilitaram os processos que envolviam cálculos.

O Skype foi e tem sido fundamental na socialização dessa experiência com outras escolas ao redor do mundo, como a Moorlands School, na Inglaterra. É uma oportunidade incrível, porque mais do que projetos de ideias, eles estão trocando aspectos culturais de cada país e percepções sobre sustentabilidade.

Em 2018, o projeto vai ainda mais longe. O Escola Bosque se engajou no SDG Avengers (Sustainable Development Goals Avengers), um projeto global que envolve escolas de diferentes lugares do mundo que buscam propor soluções dentro das demandas do desenvolvimento sustentável. Aqui, os alunos estão estudando uma solução para o consumo de água em países pobres. Nesse momento, estão analisando um filtro para ser usado em garrafas de água e estão imprimindo o modelo na impressora 3D para, na sequência, compartilhar essas ideias  via Skype com outras escolas envolvidas no desafio.

A Escola Bosque é sedenta por inovações e a Redesenho Educacional está muito feliz em ser parceria pedagógica da instituição, apoiando a escola no desenvolvimento dos projetos e na integração das tecnologias nas práticas pedagógicas.

Para saber mais:

*Fabiano Paludetti : Licenciado em Ciências, Física, Química e Matemática. Pós-Graduado em Química. Mestre em Engenharia Certificado Internacional pela Lego Education. Professor de Programação e Robótica na Educação Básica, atuando com Lego e Minecraft, dentre outros recursos. Professor Inovador Microsoft (MIE Expert), atua na Escola Bosque,  escola ShowCase Microsoft em São Paulo/SP. É Mentor Global Minecraft certificado pela Microsoft.

*Julci Rocha:  Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Membro da rede IEB (Rede de Inovação para a Educação Brasileira), gerenciada pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). Tem experiência em consultoria e gestão de programas inovadores em redes públicas e privadas, envolvendo metodologias ativas, multiletramentos e integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas. É uma das autoras do livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática”, da editora Penso (2018). Atua na formação inicial e continuada na educação há mais de 10 anos. Professora de Pós-Graduação do Instituto Singularidades. Fundadora da Redesenho Educacional.

Fonte: www.redesenhoeducacional.com.br/2018/04/18/o-trabalho-por-projetos-em-uma-showcase-school/