O conceito de patrimônio e herança cultural tem a ver com respeito à diversidade, às diferenças, às expressões artísticas e comportamentos de uma nação.
A importância da Educação nesse assunto está no aprendizado da própria cultura e também de muitas outras, levando o aluno a perceber que seus gestos e atitudes podem ser entendidos de diferentes maneiras em diferentes lugares e por diferentes pessoas, e que isso deve ser respeitado.
A compreensão da importância da cultura envolve a identidade de cada um. Os conhecimentos, costumes, hábitos, artes e outros aspectos são um conjunto de características que distinguem um povo de forma a individualizá-los. Tudo isso constitui a herança passada de geração em geração que define e identifica cada sociedade.
Essa herança é naturalmente compartilhada entre os cidadãos de forma a definir um país e até mesmo uma pequena comunidade pela importância histórica e cultural de sua arquitetura, festas, danças, músicas, artes, manifestações populares, culinária entre outras, tornando-se seu patrimônio.
Todo indivíduo é herdeiro de uma coletividade e de uma cultura. Conhecer sua origem, sua família, seu país, proporciona ao ser humano as bases estruturais de sua personalidade. Reconhecer o passado do qual somos herdeiros nos dá a dimensão de nossa identidade cultural.
A educação em Patrimônio enfatiza o aprendizado do processo cultural, despertando em cada um de nós o interesse em conhecer e atuar nas soluções de questões não apenas individuais, mas coletivas. É uma “alfabetização cultural” que nos auxilia a fazer a leitura do mundo que nos rodeia. Permite às crianças e jovens sentir orgulho de si mesmos, de seu país e de sua cultura auxiliando-os a reafirmar sua identidade bem como a descoberta de outras culturas, incentivando o respeito às diferenças e a tolerância.
Procuramos desenvolver em nossos alunos o que vários autores chamam de “inteligência cultural”, através da construção de habilidades, valores e comportamentos que promovam a capacidades de atuar de forma eficiente em situações interculturais. Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, trabalhamos o projeto de Educação em Patrimônio com as mais variadas propostas e atividades.
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