Vantagens do Bilinguismo

Em um mundo cada vez mais globalizado, comunicar-se em mais de um idioma tornou-se quase uma obrigação. Os benefícios são tantos que, nos últimos anos, cientistas começaram a defender que as vantagens do bilinguismo vão muito além do que a capacidade de interagir com um número maior de pessoas. Ser bilíngue, na verdade, nos torna mais inteligentes. O bilinguismo possui um efeito profundo no cérebro, melhorando não apenas as habilidades cognitivas relacionadas à linguagem, como outras áreas cerebrais, atuando também como escudo protetor contra a demência na velhice.

Aprender inglês nos primeiros anos de vida contribuirá para que a criança fale de uma maneira mais natural. Os sons do novo idioma serão guardados na memória da mesma forma que os fonemas da língua materna.

Uma educação para o século XXI

O desafio encontrado por pais e educadores, consiste na busca por propostas educativas que atendam às especificidades do desenvolvimento cultural e tecnológico das crianças, preservando e respeitando os direitos da infância bem como seus processos e tempos próprios de aprendizagem. Dessa forma, ampliam-se as experiências com as práticas lúdicas contribuindo para o desenvolvimento de todas as áreas do conhecimento.

É com essa ideia que a Escola Bosque, em parceria com a International School, apresenta uma proposta de ensino bilíngue inovadora. Sua missão é conectar crianças e adolescentes ao mundo através de um programa consistente com material diferenciado. Incentiva as descobertas e o prazer de aprender um segundo idioma, além de estimular o conhecimento global, a autoestima, habilidades e competências. Em sintonia com os pilares da educação da UNESCO, auxilia o desenvolvimento integral dos alunos com foco no “aprender a conhecer”, “aprender a conviver”, “aprender a fazer” e “aprender a ser”.

Fontes: Spanish-English/ French – English bilinguals, scientific conditions- neuropsychologist Tamar Gollan of the University of California, San Diego, 2009