Alunos têm melhor desempenho em escolas menores

08/11/2017
Alunos têm melhor desempenho em escolas menores

No Brasil, os números mostram que a quantidade de escolas particulares menores cresceu nos últimos dois anos, enquanto a de escolas com muitos alunos caiu.

Pesquisas nos Estados Unidos afirmam que escolas com até 400 estudantes apresentam melhor performance acadêmica pois com menos alunos em sala de aula oferecem uma atenção maior a cada aluno, respeitando suas características e potenciais, proporcionando um maior envolvimento afetivo no ambiente, pois o aluno é mais conhecido por todos. Ele ainda tem um ambiente mais propício ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e pessoais, maior autoestima e melhores resultados em sua vida profissional.

NAS ESCOLAS MENORES, OS ALUNOS...

Estreitam os laços com colegas e professores

Estudantes em escolas pequenas são mais visíveis e isso permite aos professores identificar com maior facilidade necessidades específicas e proporcionar atendimento individualizado.

Aprendem mais

A performance em escrita, leitura e matemática melhora à medida em que o tamanho da escola diminui.

Entram com mais facilidade na universidade

Numa experiência na cidade de Nova York, a substituição de 20 escolas com mais de 1.500 estudantes cada por 200 escolas com menos de 200 estudantes elevou as taxas de entrada na universidade

de 47% em 2006 para 71.2% em 2014.

Participam mais de atividades extracurriculares

O percentual de alunos participando de atividades extracurriculares cresce nas escolas menores. A isso é creditado um maior papel de liderança exercido por esses jovens em ambientes menores.

Faltam menos

A redução na quantidade de faltas aumenta a performance no Ensino Médio nas escolas menores.

Fonte: MindLab, Educador 360.